quarta-feira, 10 de setembro de 2008

O BUNHO

http://santaremeoscafes.blogspot.com/
O Sr. Matías Domingos é actualmente o único artesão que trabalha o bunho, no concelho de Santarém. Natural do Secorio, o Sr. Domingos recebeu do pai a herança do mobiliário de bunho.
"O pai do meu bisavô, ainda criança, guardando gado nos campos próximos da margem do Tejo, começou por fazer rodelas de bunho muito imperfeitas. Quando regressava das terras, trazia-as enfiadas num pau. Negociava então com as mulheres da aldeia que lhe ofereciam meio tostão por cada uma, para comprar tremoços. Começou então a aperfeiçoar a rodela, transmitindo os conhecimentos adquiridos, aos seus descendentes."
Hoje o Sr. Matias Domingos é o único desta família de bunheiros, a di-fundir os conhecimentos deste oficio.
Esta é a versão do Sr. Matias. Sabe-se no entanto que os Avieiros (pescadores do distrito de Aveiro), que se deslocavam ao Tejo para pescar, também já possuíam conhecimentos sobre o bunho. Terá sido, a arte do bunho no concelho de Santarém, uma arte do acaso? Terá tido esta arte influencias dos Avieiros?
A verdade é que neste concelho, só esta família manteve a funcionar até ao momento, a indústria do bunho.
Publicada por Manuel Ferreira em.
Hoje há pouquíssimos artesãos a dar continuidade a essa arte, o que fará com que se perca todo esse conhecimento.
O SR. Manuel Ferreira, é um dos poucos conhecedores dessa arte, e pode ser visitado todos os sábados de manhã no Largo do Seminário em SANTARÉM.

Nenhum comentário: